Hoje falaremos da Bola Suíça e seus benefícios durante o trabalho de parto!
Também conhecida como "Bola de Bobath" e "Bola de Pilates', é um recurso feito de material elástico, cheia de ar, que auxilia na posição vertical da gestante, relaxa a musculatura da pelve, auxilia na descida e rotação do bebê, ajudando na progresso do parto, e diminui a sensação de dor durante as contrações.
A posição vertical juntamente com a força da gravidade favorece a descida do bebê pelo canal de parto.
Os movimentos com a mulher sentada na bola são circulares, de um lado para o outro, para frente e para trás, e pulando na bola, essas direções ajudam o feto a encontrar a melhor forma de se encaixar na pelve e achar o caminho de saída.
Pode ser usada em qualquer ambiente, inclusive no chuveiro e até em cima da cama.
A gestante poderá ficar se exercitando na bola durante todas as fases do trabalho de parto e por quanto tempo se sentir confortável, é muito indicada para casos quando a dilatação está evoluindo bem mas o bebê precisa descer; e no momento da saída do feto ela pode ser usada como apoio caso a mulher queira ficar na posição de 4 apoios.
Muitos hospitais e casas de parto já possuem a Bola Suíça, em casos de parto domiciliar planejado, pode ser usada a bola da própria gestante, ou uma levada pela doula ou pela parteira.
Certifique-se se já tem essa bola no local onde você terá seu bebê, ter esse equipamento mostra que a instituição se preocupa com o seu bem estar durante o trabalho de parto!
É indicado que a gestante treine ainda durante a gestação o uso da bola, assim ficará mais familiarizada no momento do trabalho de parto, mas também nada impede que ela será auxiliada por alguém no momento do seu uso já no dia do nascimento do seu bebê.
Texto por Suzana Coca Keinert
Fotos:Sam Golob/Clau Clemente/Regina Carvalho/arquivo pessoal
Palavras buscadas: parto humanizado, parto natural, bola em trabalho de parto, bola de Bobath, bola suíça, alivio da dor do parto, relaxamento no parto, fortalecimento do períneo.