domingo, 13 de março de 2016

Estudando gravidez prolongada


A palestra de ontem foi muito produtiva, obrigada Giovana Fragoso por dividir conosco seu rico conhecimento! Tomando um gancho sobre os muitos assuntos que conversamos ontem e sobre um blog muito bom de uma médica obstetra Melania Amorin, lá vai um texto sobre "GRAVIDEZ PROLONGADA"
 
Você sabe até quando vai uma gestação? Será que está passando da hora? Então leia, descubra e conte para as amigas!!
 
A gestação a termo (tempo certo para nascer) dura de 37 a 42 semanas, o nascimento antes das 37 semanas e considerado prematuro, ou seja o bebê ainda não esta pronto e com seus órgãos maduros para viver sozinho.
 
A data provável do parto (DPP) não é um data limite para o nascimento, e sim uma DATA PROVÁVEL para a gestante ter uma ideia de quando nascerá seu filho. Mulheres na sua primeira gestação provavelmente vão passar das 40 semanas e isso é muito comum.
 
O bebê independente das semanas nascerá com tom de pele arroxeada, isso acontece pela menor quantidade de oxigênio que o bebê tem na superfície do corpo. Quando ele nasce e após dar o seu primeiro choro o oxigênio entra em seus pulmões e...
ele vai respirar pela primeira vez, assim agora levará oxigênio para as superfícies da pele aumentando sua saturação de oxigênio, então ficará com tom de pele mais rosada.
 
 Ainda 5% das gestantes podem passar das 42 semanas, talvez por um erro de data de cálculo da gestação ou mesmo outro motivo, ainda assim nascerá em boas condições. Porém essa gestante deve ser acompanhada por um médico para monitorar a vitalidade do bebê.
 
O importante é ser sempre acompanhada por um profissional de saúde e monitorar o coração do bebê, e acompanhar até o final nas consultas de pré-natal. Não existe alta do atendimento pré-natal até que o bebê já tenha nascido.

No blog da Dra. Melânia esse texto abaixo fala sobre as gestações prolongadas, click abaixo e aprenda mais!!!

http://estudamelania.blogspot.com.br/2012/08/estudando-gravidez-prolongada.html

                                                                                                                Texto por Suzana Coca Keinert
                                                                                                                     Foto por Clau Clemente




 Palavras buscadas: gravidez prolongada, gestação pós termo, parto humanizado, Itapetininga,  Botucatu, parto domiciliar, tempo certo de nascer, data provável do parto, idade gestacional.