quarta-feira, 16 de março de 2016

Se a bolsa não romper nasce???

A bolsa das águas (bolsa amniótica) é uma proteção para o feto dentro da barriga da mãe, além de proteger o bebê contra impactos mecânicos também permite que o bebê se mantenha hidratado. Ela é composta por duas membranas finas, porém muito resistentes que estão sobrepostas.
 
Normalmente a bolsa se rompe durante o trabalho de parto, mais comum na fase ativa e quando a mulher já esta acima dos 8cm de dilatação ou até no momento da saída do bebê. Pode também ocorrer o rompimento espontâneo das membranas antes mesmo que o trabalho de parto se inicie.
 
Em casos raros a bolsa das águas não se rompe e o bebê nasce dentro dela, isso pode ocorrer sim e não faz mal nenhum nem para a mãe e nem para o bebê, ainda há culturas que dizem ser um sinal de boa sorte para a criança!! Chamado bebê EMPELICADO!!!
Um caso conhecido entre os famosos é o da Gisele Bündchen, sua filha caçula Vivian, nasceu sem o rompimento da bolsa e dentro de uma banheira!! Não é o Máximo??!!
 
E também à quem diga que a sensação de dor das contrações é diferente quando a bolsa rompe antes...
e no final do trabalho de parto.
 
A bolsa das aguas também pode ser rompida pelo profissional da saúde, um procedimento invasivo, chamado amniotomia, a fim de acelerar o parto em alguns casos, mas deve se ter cautela pois pode prejudicar a saúde do bebê.
 
O mais indicado é que essa bolsa se rompa espontaneamente e o parto ocorra de forma natural e que a gestante esteja sempre acompanhada por um profissional de saúde habilitado na assistência ao parto normal: medico obstetra, enfermeira obstetra ou obstetriz!!!
 
 Texto por Suzana Coca Keinert
Foto por Carol Dias
 
Palavras buscadas: parto humanizado, bolsa rota, bolsa íntegra, bebê empelicado, Itapetininga, Botucatu, parto domiciliar, bolsa não romper, bolsa das águas, bolsa amniótica.