Você se vê gravida e na primeira consulta recebe muitas informações e um cartão cheio de siglas e coisas que você não consegue descobrir o que significa!!!!
Ohhhh Meu Deus!! Será que isso tudo é normal?
Então vamos falar um pouco mais sobre isso!!
Primeiramente, toda gestante tem o direito de ser muito bem acolhida nas suas consultas de pré-natal, independente de sua situação (solteira, casada, amigada, ter engravidado sem desejar, gravidez planejada, gravidez na adolescência, entre outras situações).
Toda mulher gravida tem direito ao Cartão da Gestante, e o mesmo deve ser entregue na primeira consulta e permanecer com ela durante toda gestação!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- O cartão da gestante deve ser entregue a você na primeira consulta.
- Ande com seu cartão de gestante na bolsa durante toda gestação.
- Não deixem que os profissionais esqueçam de marcar os resultados de exames, ultrassom e resumo da consulta no cartão.
Agora vamos para a parte mais esperada!!!!
O que significa AU, IG DUM, CE, CM, IMC e outras siglas???????
Cada vez que vc for na consulta do pré-natal com medico ou enfermeira, seus dados devem ser marcados no cartão da gestante.
Vamos aos significados:
Tipo de consulta:
Consulta Medica = CM
Consulta de Enfermeira = CE
Atenção, somente as Enfermeiras são capacitadas para atender uma consulta de pré-natal, nunca podem ser atendidas por técnicos ou auxiliares de enfermagem.
DUM = Data do primeiro dia de sua ultima menstruação.
DPP = Data provável do parto, calculada em 40 semanas ou 280 dias, lembrando que uma gestação normal dura de 37 a 42 semanas. Esse calculo é feito para o profissional e você se basearem na época que ira nascer o bebe. Essa data não é um prazo de validade da gestação!
Ig- DUM = Idade Gestacional calculada pela Data da Ultima Menstruação (DUM)
Ig-USG = Idade gestacional Calculada pelo Ultrassom
Atenção, o calculo da IG pelo ultrassom é confiável se o mesmo for feito ate 13 semanas, o ultrassom feito após e no final da gestação não são confiáveis para calculo de idade gestacional.
Peso = peso realizado a cada consulta.
IMC = Indice de Massa corporal
Cada pessoa tem um peso adequado para a sua altura, e durante a gestacao isso muda ainda mais, em outro post ensinarei a calcular o IMC de gestante.
PA = Pressão Arterial, medida a cada consulta.
AU = Altura Uterina, medida para estimar o crescimento adequado do útero! Lembrem-se que mulheres grandes terão bebes maiores, a altura uterina pode variar com tipo físico da mãe, da genética dos pais, de acordo com o tamanho do bebe e com a quantidade de liquido amniótico.
A tabela abaixo mostra a relação da idade gestacional (tempo de amenorreia) e a altura uterina considerada normal para gestações de apenas um bebe. A faixa do meio é considerado altura uterina normal.
Risco gestacional = Baixo Risco (BR), Alto Risco (AR). A cada consulta é avaliada se tudo corre bem durante a gestacao, se seus exames tiverem dentro do normal você será "classificada" como gestante de baixo risco. Mas caso haja alguma alteração significativa você será encaminhada ao serviço mais especializado para acompanhamento. Porem a gestacao de alto risco não significa necessariamente que você não poderá ter um parto normal. A Organização Mundial de Saúde permite partos domiciliares planejados apenas aqueles classificados como de baixo risco.
BCF = Batimento Cardíaco Fetal, são os batimentos do coração bebe, que estão dentro do normal se estiverem entre 110 a 160 batimentos por minuto! Não se assuste, o coração do bebe bate bem mais rápido do que o dos adultos pois estão em rápido desenvolvimento.
MF = Movimentos Fetais, são os movimentos que você percebe que o bebe faz dentro da barriga, e neste campo serão marcados como + ou presentes se você disser que sente o bebe se mexer, e como negativo ou - , caso você diga que não sente esses movimentos. A percepção dos movimentos fetais surgem no geral por volta dos 16 semanas ou mais, dependendo da massa corporal da mãe.
Apresentação = Significa o posição que o bebe esta dentro da sua barriga, como se vc pudesse olhar de baixo, por entre as pernas...rsrs...Se ele estiver com a cabeça para baixo significa que a apresentação é cefálica; se estiver sentado, apresentação pélvica, se estiver sentado sobre os pés: apresentação podalica; se estiver atravessado a apresentação é transversa e cormica, o bebe estiver de ombro.
Também são anotados os resultados dos exames, ultrassom e vacinas.
Ainda podem ser anotados na parte em branco as condutas e orientações!!
Por hoje paramos por aqui, espero que tenham gostado!
Texto por Suzana Coca Keinert
Enfa Obstetra