O recém nascido, como o nome já diz é um serzinho que acabou de chegar ao mundo e deve ser recebido com muito respeito, cuidado, amor e delicadeza.

Nem sempre o bebê nasce como imaginamos, na maioria das vezes esta sujinho, amassado, com a cabeça em formato um pouco oval, com uma pasta branca no corpo chamada vérnix, tudo isso por conta do mecanismo fisiológico do parto, o que é totalmente esperado. E quando olhamos esse bebê logo após ele nascer o amor nasce também naquele momento e a paixão pelo seu ele independente de como ele seja ou esteja acontece! O hormônio responsável por esse vínculo de amor é a Ocitocina!Por isso a importância do contato mãe-bebe logo após o nascimento!
O bebê deve ser amamentado na primeira meia hora de vida, mas não porque ele já está com fome, pois ele já nasce com uma reserva alimentar, mas porque logo após o nascimento é a hora que ele estará mais acordado e com facilidade para aprender a mamar, após cerca de uma hora o recém-nascido entrará em sono profundo por horas para descansar do processo do parto. Se o bebê sugou o seio materno logo após o nascimento ele o fará com maior facilidade logo após acordar.


Lembrando que cada criança tem seu ritmo de crescimento e desenvolvimento, portanto sempre consulte um profissional da saúde para esclarecer suas dúvidas.
Texto por Suzana Coca Keinert
Foto por Regina Carvalho