segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Depressão Pós Parto/ Blue Puerperal

Dia 27 vamos nos reunir para conversar sobre o que acontece DEPOIS que o bebê nasce!

Sim, são 9 meses de gestação, com transformações constantes no corpo da mãe, uma enxurrada de hormônios e muita expectativa!

Existe vida após o parto? SIM existe e os primeiros 40 dias demandam muito da mãe física e emocionalmente, são noites de sono “picado”, muita amamentação, outra chuva de hormônios, outra transformação no corpo, responsabilidade enorme em cuidar de um bebê completamente indefeso que chora – e tantas vezes não sabemos o motivo, mesmo perguntando para ele várias vezes!

A Depressão pós parto, ou Baby Blue, é mais comum do que a maior parte de nós imagina, e vamos conversar sobre o que é, sinais e sintomas, fatores relacionados, quando inicia, quais influências na relação mãe-bebê e desenvolvimento da criança. È possível prevenir? 


Como avaliar um comportamento sugestivo de depressão pós-parto? Mitos e verdades...
Apaixonada, como nós do AGE, por pessoas quem vai conduzir esse encontro é a Psicóloga especializada em  Pediatria e Puericultura pela Unifesp, Beth Ramos.

Confira um resumo do currículo dela! Encontro imperdível e como sempre, gratuito e aberto ao público.


Lizabeth A. Ramos  Pinto

 

Psicóloga        CRP:    06 – 65907

Universidade São Marcos – UNIMARCO - SP
                        Psicologia.

Enfermeira      Coren: SP – 23838    
Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas
Departamento de Enfermagem PUC / SP.
          Enfermagem com Habilitação em Enfermagem Médico Cirúrgico
                       

Especializada em:
Pediatria e Puericultura, pela Universidade Federal de São Paulo -  Unifesp– Departamento de Enfermagem.

Saúde Pública, pela Faculdade de Administração Hospitalar - Instituto de Pesquisas Hospitalares – IPH – São Paulo

Programação Neurolingüística, pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos – FACIS . IBEHE


Experiência Profissional:
Atualmente
Profissional liberal. na área de Psicologia, com ênfase em PSICOLOGIA CLÍNICA, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia na gestação, parto e puerpério, psicologia da família; psicopatologia, saúde mental, desenvolvimento emocional, e Psicologia da Educação.


Atuou como:

Professora – Assistente I e Supervisora de Estágio no Centro  Universitário SÃO CAMILO –São Paulo -  Curso de Graduação em Enfermagem nas disciplinas de Saúde Mental, Saúde da Criança e do adolescente,
Professora Assistente I substituta – disciplina de Psicopatologia – Curso de Graduação em Fonoaudiologia.
Professora - curso de Pós Graduação em Formação Docente em Saúde, ministrando a disciplina de Psicologia da Educação - Centro  Universitário      SÃO CAMILO- SP


Professora – Assistente IIISupervisão de Estágio - na Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL -    Curso de Graduação em Enfermagem-  disciplinas:  Psicologia aplicada á Enfermagem I e II; Relacionamento Interpessoal Enfermeiro Paciente;
Saúde do Adulto II – Psiquiatria/Saúde Mental e Saúde do Idoso

Supervisão de estágio em Saúde Pública -  Universidade Ibirapuera - UNIB
Curso de Graduação em Enfermagem

           

Supervisão de estágio em Pediatria - Faculdade Ítalo Brasileira - ÍTALO
Curso de Graduação em Enfermagem

Supervisão de estágio em Saúde Pública ( Enfermagem Preventiva )   
Gestão em Saúde Pública   (Administração em Enfermagem) - Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU – São Paulo
Curso de Graduação em Enfermagem

   Na área  Materno Infantil, desenvolveu trabalhos com alunos em Centro Obstétrico, com assistência de enfermagem à gestante, no ‘pré – parto’; na recepção do Recém Nascido na Sala de Parto; em Alojamento Conjunto com assistência de enfermagem à puérpera e Recém Nascido, com ênfase no aleitamento materno e relação mãe – bebê; no Berçário, na assistência ao Rn e cuidados especiais.  
Locais:- Hospital Nossa Senhora de Lourdes
              Hospital Municipal do Ipiranga
             Hospital São Camilo Pompéia
Pediatria –Assistência de Enfermagem à criança e às mães (acompanhantes), enfatizando a necessidade de cuidados específicos com essas mães, visto que a alteração emocional das mesmas, gera estresse na criança, e na equipe multidisciplinar, dificultando o relacionamento interpessoal,  a assistência, e a reabilitação da criança.
Locais:- Hospital Nossa Senhora de Lourdes
              Hospital Regional
Saúde Mental e Psiquiatria – a ênfase é na reabilitação psicossocial do portador de transtorno mental, contextualizando a reforma psiquiátrica; assim como o relacionamento interpessoal como instrumento nas intervenções de enfermagem.
Locais:- CAISM  da Água Funda - Hospital Dia; ‘Lar Abrigado’; Internação (Núcleo de Dependente Químico /  Núcleo Psicóticos ); Ambulatório. / Hospital Charcot (visita) / Caism da Vila Mariana (visita).
Saúde Pública – a ênfase é na consulta de enfermagem e relacionamento interpessoal como instrumentos nas intervenções de enfermagem nas áreas Materno Infantil (gestantes – pré natal / puericultura / pediatria) / Saúde da Mulher / Saúde do Adulto / Saúde do Idoso, contextualizando a prevenção primária e secundária; desenvolvendo Projetos de Atuação em Gestão em Saúde Pública.

Locais:- NGA Santa Cruz  /  NGA Maria Zélia / NGA Mazzone / NGA Pq. Bristol / NGA Aurélio Mieloni.(São Paulo).



Atuou como Enfermeira
Hospital Saboya Assistência DomiciliarUTI Pediátrica e Neonatológica:

Hospital São Paulo - UTI Pediátrica e Cirurgia Infantil


Hospital do Servidor Público MunicipalUnidade de Pediatria Clínica e Cirúrgica / Pronto Socorro Infantil / Ambulatório de Pediatria