segunda-feira, 9 de maio de 2016

Relato de Parto Domiciliar: Erika, mãe de João e Manu


Bom pra começar tenho 21 anos, 2 filhos, o João de 3 anos e 10 meses de um parto normal hospitalar cheio de intervenções,  e a Emanuelly de 1 ano e 5 meses de um parto domiciliar lindo..

 Bom, na gestação do João eu não entendia nada sobre o parto, cheguei no hospital com a primeira "dorzinha" que tinha me dado, chegando lá me colocaram direto no soro (que por sinal e horrível), me faziam exame de toque a cada duas horas, foi feito uma episiotomia, demorou 12 dias pra cair meus pontos...um parto cheio de coisas que acho que poderia ser evitado, mas enfim, vamos para o parto da Manu que foi totalmente diferente.

 Com 12 semanas de gravidez eu vi no Facebook que iria ter uma palestra sobre Parto Humanizado que até então eu nunca tinha ouvido falar, e pedi pra minha prima Daphne ir comigo que por sinal topou na hora. Chegando lá conheci a Giovana (parteira) que falava de tudo aquilo com sentimento, que chorava contando uma história que ela já havia passado ou mesmo ouvido falar e aquilo foi só me comovendo  mais, e eu vendo que tudo que eu tinha passado no parto do João nada daquilo tinha necessidade, que no parto da Manu eu queria sentir tudo aquilo, queria sentir minha filha nascer já que com o João me foi tirado esse prazer..

 Então eu comecei a acompanhar todos os encontros do AGE e foi ai que conheci a Suzana (parteira) e a Samara (doula). Comigo meu marido (Clayton) foi se interessando ainda mais pela causa..
Enfim decidimos que iriamos ter um parto domiciliar.
No dia 29/11/2014 eu acordei sentindo que aquele seria nosso dia e às 10h da noite eu tive minha primeira dorzinha, e aquilo me emocionou muito porque ela estava pronta pra vir conhecer a mamãe,  o papai, o João e a madrinha  que já não aguentavam mais de ansiedade pra conhecer a princesa. E nesse intervalo da dor que no começo são mais espaçadas eu fui direto pro chuveiro pra já ir ajudando, e o Clayton comigo me fazendo massagem nas costas que tinha aprendido no grupo. Ficamos lá por 15 minutos e decidimos sair e fui direto pra bola e as dores já estavam aumentando e por volta de meia noite decidi avisar a Giovana do que estava acontecendo e ela disse já viria pra casa pra ver como eu estava.
Por volta das 2 da manhã a madrinha da Manu chegou, também a Giovana e a Samara, e o que eu sempre falo que me emocionou muito foi que no momento que a Giovana (partira) chegou, ela me perguntou se poderia fazer um exame de toque em mim, pra muitos isso é uma bobeira mas pra mim não, pois eu tinha a visão do hospital, lá eles não me perguntavam nada ele já iam fazendo sem ao menos me falar. Prosseguindo no exame eu já estava com 4 centímetros de dilatação e a confirmação que ela já estava vindo.  Decidi que queria ficar no chuveiro e a Samara sempre me fazendo massagem e o Clayton sempre do meu lado, meio assustado sim pois no parto do João não deixaram ele assistir, mas muito feliz por estar ali.
 Lembro de eu sempre comendo chocolate pra me dar energia, as meninas sempre me elogiando, falando como eu estava indo bem, e o Clayton ali falando o quanto ele me amava, o quanto ele estava orgulhoso de mim, do quanto eu era forte e era isso que me dava mais força ainda. Tive uns momentos sim de desespero, na famosa "partôlandia" que é o momento em que a criança está quase nascendo e é onde as dores mais apertam, e logo a Suzana também chegou pois no dia em que a Manu decidiu vim elas também tiveram outra paciente (rs)...
Mas às 8 da manhã do dia 30 eu senti a minha filha nascendo, as meninas todas Felizes pois a Manu nasceu empelicada (dentro da bolsa) e com 2 circulares de cordão,  veio direto para os meus braços com aquele choro mais lindo, toda pequenina, toda delicada e o mais importante, veio no momento em que ela decidiu que estava preparada.

 Logo que ela nasceu o Clayton já foi chamar o João, que em todo tempo estava no quarto dele dormindo e nem sabia que a irmã estava chegando, ele veio todo assustado olhando aquela pequenina mas logo fico todo feliz assim como todos nos estávamos.
E é como eu sempre falo "eu nunca na minha vida vou ter como agradecer todo carinho, acolhimento e dedicação das meninas quanto a mim e minha família", esse e o segundo relato que eu escrevo e ainda sinto a mesma emoção e o mesmo agradecimento..
Emanuelly nasceu dia 30/11/2014 às 8 da manhã, pesando 3 kilos, com os 49 centímetros mais lindos... Bom espero que gostem do meu relato e falo pra todas que tem esse mesmo sonho que eu tinha, que corra atrás, que procure se informar de tudo e que tenha um parto tão lindo como eu tive.
Erika Cristina
Fotos do arquivo pessoal